A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Semana da Cidadania deste ano debaterá Saúde Alimentar!



Em sintonia com a Campanha da Fraternidade que tem como tema central a questão da saúde, as Pastorais da Juventude do Brasil propõem uma reflexão sobre a saúde alimentar, com um lema bastante instigador: "É preciso ter certeza do que se põe na mesa". 

O material deste ano propõe um olhar para dois aspectos no que tange a alimentação: a produção e a distribuição. 

No ponto da produção a crítica  é endereçada para a alta dependência de insumos tóxicos utilizados nas lavouras, e a proposta é o estímulo da produção da agricultura camponesa numa perspectiva ecológica.

No ponto da distribuição, o material chama a atenção de que ainda existem muitas pessoas que não tem garantido o direito a alimentação, o que é um grande chamado a reflexão dos cristãos, para nos atentarmos na partilha do pão.

A Semana da Cidadania acontecerá de 14 a 21 de abril, realizada pelos grupos de jovens que se identificam como pastoral, em todo o país.

Carta para a Semana da Cidadania 2012

A Semana da Cidadania (SdC) de 2012 propõe o tema Juventude e Saúde Alimentar e o lema “É preciso ter certeza do que se põe na mesa”. Como aprendemos com a Campanha da Fraternidade deste ano, saúde tem a ver com plenitude, harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade, integridade física e espiritual, paz, alimentação, educação, trabalho, remuneração, promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente, igualdade, solidariedade, justiça, democracia, participação cidadã, qualidade de vida, defesa da vida, prosperidade (CF nº 15).

Para tratar deste tema tão importante para a vida da juventude, a SdC propõe três eixos de reflexão: saúde, agricultura e direitos. Eles nos ajudam a dar uma volta ampla pelo tema, tendo como pano de fundo a ideia do cultivo do Bem Viver. Pensemos nas pessoas, no cuidado com o corpo, com uma vida saudável, que passa pelo consumo de alimentos adequados. Pensemos nos modelos de produção de alimentos, nas práticas que geram saúde para as pessoas e para o planeta e nas práticas que geram doença e morte. Pensemos em garantir o direito à saúde e à segurança alimentar a todos/as, com acesso igualitário e adequado, com qualidade e segurança. 

O referencial bíblico Jo 6, 27 deve iluminar a SdC. Nesta passagem do evangelho narrado por João, renovamos nossa fé de que Jesus alimenta e faz viver. Ele é o “alimento que permanece” e que nos faz viver. Nossa busca é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré, alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na vida d´Ele referência para vivermos nossa própria vida. 

Vejam e divulguem o cartaz da Semana da Cidadania. Em breve, o subsídio também estará disponível para todos os grupos do país. Enquanto isso, vamos sonhando e preparando as ações e reflexões que queremos realizar com os/as jovens e como jovens.

Que a SdC nos ajude a cultivarmos, também nos hábitos alimentares e na relação com os/as outros e com o mundo, nossa Casa, o Bem-Viver tendo em vista a defesa da vida e a construção da Civilização do Amor.

Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude Estudantil
Pastoral da Juventude do Meio Popular
Pastoral da Juventude Rural
Anchietanum - Centro de Juventude
Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude



Um comentário:

  1. Buenacho! e olha que o material ta ficando razoavelmente porreta mesmo hehe.

    Ele além de trazer uma descrissão da qualidade alimentar que nos é empurada por um modelo agrário industrial de produção e consumo de alimentos essencialmente contaminados por agrotóxicos no Brasil.
    Sugere alguns caminhos que podem ser assumidos por nós jovens indignados com essa crueldade, a fim de transformar essa realidade: Fortalecer experiencias de produção e consumo agroecológicos para a classe trabalhadora; e participar da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
    Ações essas que casam direitinho com a Campanha da Fraternidade desse ano de 2012: “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

    nosso protagonismo juvenil deve estar na busca cotidiana pela mudança e o fim da exploração e opressão entre classes! começamos então pelo que comemos...

    ResponderExcluir

obrigado por participar.